Entrevista Exclusiva com a Thaís Bergamini Miss Brasil Earth 2020
- Thaís se apresente para nós e conte um pouco mais sobre sua experiência em concursos de beleza.
Miss Brasil: Eu sou Thaís Bergamini, sou do Amazonas natural de Manaus, fui aclamada como Miss Brasil Terra e pra mim foi uma honra. Fui pega de surpresa, mas a coordenação nacional vinha me acompanhando devido a alguns concursos de beleza que já participei.
Ganhei o Rainha do Peladão concurso da minha cidade, o mesmo que a Priscilla Meirelles venceu. Fui Miss Manaus Universo 2018 e Miss Amazonas Latina 2019, e o meu último título tinha sido o de vice Miss Brasil Latina.
Porém recebi o convite para ser a Miss Brasil Terra 2020, fiquei muito surpresa pois é uma responsabilidade muito grande.
Porém não há desafio nenhum que não possamos vencer.
- Como surgiu o convite para ser Miss Brasil Terra 2020?
Thaís Bergamini Miss Brasil: Eles estavam selecionando algumas misses de alguns estados e estava nessa seletiva por meio do coordenador do Amazonas o (Eglisson Gomes).
Eles fizeram as seletivas, sem eu saber é claro e ficou entre eu e outra candidata.
E por fim eles aceitaram a opção do Eglisson e me escolheram como Miss Brasil.
- Você é a terceira amazonense a se tornar Miss Brasil Terra e suas antecessoras conquistaram o título de Miss Terra. Como você se sente sendo a terceira Amazonense ser eleita Miss Brasil?
Miss Brasil: Me sinto muito honrada, é uma responsabilidade muito grande mas mostrar um pouco não só do Brasil, mas da minha Amazônia.
Isso engradece muito lá fora e os filipinos amam, as pessoas de fora também e fico muito feliz de mostrar um pouco de tudo o que tem no Amazonas, nossa cultura , nossa culinária é muito bom
- Como surgiu os concursos de beleza em sua vida? Sempre sonhou em ser Miss?
Miss Brasil: Sempre tive o sonho de ser Miss, pois minha tia-avó foi Miss Brasil 1929 (Olga Bergamini).
Sempre acompanhei concursos de beleza, mas nunca tive coragem de me inscreve e participar.
Pois é muito fácil as pessoas criticarem e dizerem que tem que mudar algo.
Mas é complicado para quem realmente está ali dando a cara a bater.
Por este motivo tinha muito medo de me inscrever em concursos.
Pois sofri bullying durante a minha infância por ser magra e alta e tinha um complexo comigo que não era pra mim.
Porém na época, tinha um namorado e ele sempre me incentivava.
Isso foi quando me inscrevi no Miss Amazonas Universo 2016, porém não ganhei e fiquei em 3° lugar.
Nisso já me inscrevi no Rainha do Peladão e deu tudo certo.
Thaís Bergamini Miss Brasil Latina
- Como foi a experiência no Miss Brasil Latina 2019 que você foi vice?
Miss Brasil: Foi uma experiência única, amei participar, a família latina é muito acolhedora, são pessoas maravilhosas me receberam muito bem.
E foi uma experiência incrível, foi o meu primeiro concurso nacional e eu não acreditava que iria tão longe.
Pois tive dificuldade na minha preparação no Amazonas, por o meu coordenador não ser de Manaus e ser de Parintins. Mas deu tudo certo, o segundo lugar era pra ser meu naquele momento pois acredito que todos tem o seu momento e a sua hora.
- Como está sendo a tua preparação para o Miss Earth 2020?
Miss Brasil: Fui pega de surpresa, estávamos entrando em uma pandemia então consequentemente ganhamos um quilinhos a mais, falei para o meu preparador que não me achava bem na questão do corpo, tinha parado o inglês.
Porém meu coordenador sempre me incentivou e desde o primeiro momento que aceitei, comecei a dieta, perdi 7kg, mas minha intenção é perder mais ainda pois quero ter aquela evolução, começando de baixo e ir crescendo, pois não gosto de começar um concurso como a favorita, pois nem sempre a favorita do público ganha.
Em questão do corpo foi isso, o inglês voltei a estudar, as vezes arrisco a falar, mas prefiro usar o interprete para não fazer feio.
- O Miss Terra está sendo totalmente virtual. Como está sendo participar do concurso e as provas realizadas?
Miss Brasil: No começo demorei a me adaptar, as provas são enviadas por e-mail, concluímos antes e enviamos para a coordenação. Já tem as datas certas das lives que vão acontecer, quando acontece eles jogam a prova no Zoom e depois aparecemos. No começo foi difícil a minha adaptação por ser tudo algo novo, mas devido a quarentena temos que seguir a risca, pois devemos valorizar a saúde e a vida.
Pois é só uma, inclusive esse é o tema do meu Advocace “todas as vidas importam”, então já estou adaptada, o começo não foi fácil mas agora tudo está dando certo
- Em um concurso online, você consegue manter contato com as outras candidatas?
Miss Brasil: Temos um grupo no Whatsapp, mas nem sempre estamos na ativa falando uma com a outra. Mas sigo as meninas no instagram, estou interagindo com elas, o que eu puder fazer para ter uma comunicação com elas eu faço.
- Qual prova que você gostou até agora de ter realizado?
Miss Brasil: Nossa, nem sei dizer pois gostei de todas, para cada prova gravada é um “perrengue chique”.
Pois entramos dentro da mata, pegamos trilha, a última gravada entramos em uma mata de Presidente Figueiredo para gravar o traje típico e tinha que ser em uma cachoeira.
A grande ideia era gravar em um rapel, e conseguir evoluir o traje típico, nisso para chegar nessa cachoeira subimos três ladeiras, três igarapés, foi tenso (risos).
A ideia do Rapel não deu certo, mas foi cada perrengue, e esses momentos ficaram guardados para o resto da vida e levarei para minha vida apesar de não ser um concurso presencial.
Mas se Deus quiser se eu conseguir entrar no top 4, estaremos indo para Filipinas.
Todas as meninas que forem classificadas e o que vale é isso, ter a oportunidade de representar o meu país e levar isso na história sendo a primeira miss aclamada na pandemia. (27:51)
- (Momento Spoiler) Poderia falar sobre o que o seu traje típico representa?
Miss Brasil: Não sei se posso dar um Spoiler, mas sei que gostarão muito, tem uma semelhança com as outras amazonenses que venceram o Miss Terra.
Acredito que esse seja o maior Spoiler.
- Como foi a escolha do seu vestido para a prova de vestido gala?
Miss Brasil: Eu super amei aquela cor é a minha cor da sorte, desde criança e que comecei a participar de concursos de beleza, a cor Azul é a minha cor.
Eu buscava algo que representasse, tanto a minha cor, quanto o Amazonas, claro que o vestido em si tinha o significado do Litoral brasileiro, as aguas e os mares, mas queria algo que remetesse a Amazônia.
Então pedi para meu coordenador colocar umas plumas, algumas pessoas não gostaram, mas foi escolha minha, de representar um pouco da Amazônia, das araras azuis e ficou perfeito em mim, eu amei, e soube evoluir bem com ele.
- Para final você pretende continuar com o mesmo vestido?
Miss Brasil: Não, vamos trocar. Queria que continuasse a cor azul, mas mudamos tudo, a cor, modelo, pedraria e tenho certeza que vocês amarão pois está ficando belíssimo
- Como você lidou com a pandemia, já que o Amazonas foi um dos estados mais afetados?
Miss Brasil: Foi muito triste, quem acompanhou nos jornais viu o quanto o Amazonas sofreu com tantas mortes, mas graças a Deus o governo tomou providências cabíveis.
Assim como as pessoas começaram a obedecer a quarentena, usarem máscara e se prevenir de forma correta e foi amenizando. Mas acredito que o Amazonas sofreu bastante por conta do Distrito Industrial que temos turistas, fabricas e em questão do carnaval que aconteceu em fevereiro. O vírus chegou em fevereiro e foi se alastrando, mas conseguimos nos prevenir e amenizar essa situação que infelizmente ainda não acabou.
- Se você ganhar o Miss Terra com qual causa social você pretende trabalhar?
Miss Brasil: Pretendo levantar a bandeira da minha causa que “todas as vidas importam”, seja ela humana, animal ou vegetal.
Trazer um pouco essa causa para a Amazônia, pois sabemos que ela tem sofrido muito nos últimos tempos em relação a queimadas, destruição das matas.
Isso tem afetado muito não só a mata como os animais também.
Então quero levantar essa bandeira, levantar minha voz e conscientizar as pessoas que a Amazônia precisa de ajuda.
- Qual Miss você se inspira?
Miss Brasil: Tem várias que me inspiro, me inspiro na Natália Guimarães (Miss Brasil Universo 2007) e a Gabriela Markus (Miss Brasil Universo 2012), inclusive Gabriela falou uma frase que carrego comigo sempre que foi: “Acredita em você e voe”.
Duas misses com uma história incrível, mas eu também amo a Monalysa Alcantara (Miss Brasil Universo 2017) e a Mayra Dias (Miss Brasil Universo 2018) que é do Amazonas.
Várias misses me inspiram e principalmente da franquia Terra que tenho um apreço e um carinho muito grande pela Priscilla Meirelles (Miss Terra 2004).
Então não consigo definir só uma miss pois me inspiro em várias.
- Qual a prova mais difícil do Miss Terra até agora?
Miss Brasil: Eu acredito que foi a prova de talento pra mim, pois tive que mostrar um pouco o que eu gosto de fazer.
Então optei por não mostrar dança e nem canto, queria mostrar um talento meu que ninguém soubesse e diferente que foi a costura.
Então foi um pouquinho difícil pra mim, pois sou muito detalhista e gosto de fazer tudo nos mínimos detalhes.
Porém o vídeo deveria ser apenas 3 minutos.
Mas graças a deus, deu tudo certo. E a do Basquete, pois fazia muito tempo que não jogava basquete, então foi difícil evoluir.
- Você fala inglês?
Miss Brasil: Eu falo o básico e estou me aperfeiçoando, porém consigo ter uma comunicação, não tão profunda, mas consigo me virar.
- Qual a sua Miss Terra Favorita?
Miss Brasil: Priscilla Meirelles (Miss Terra 2004)
- Qual a maior dificuldade em um concurso virtual?
Miss Brasil: Acredito que o contato, queria estar presente e poder conhecer todas as meninas.
Ter a troca de carinho então essa é a parte mais difícil de ter que fazer tudo de longe e via internet.
- Se você ganhar o Miss Terra o que podemos esperar do seu reinado?
Miss Brasil: Pretendo ir para Filipinas, mostrar um pouco da minha causa, realizar vários trabalhos e conhecer os filipinos.
Pois tenho certeza que eles amam as misses brasileiras e aproveitar a cada momento.
- Você pensa em participar de outros concursos de beleza?
Miss Brasil Earth 2020: Antes de receber o convite pra ser a Miss Brasil Terra, tinha o sonho de ser a Miss Amazonas Universo.
Não tinha desistido desse sonho e queria participar só que já alcancei um título nacional e se alcançar um título internacional agora, ainda não sei quero voltar ao mundo miss.
Pois talvez já seja a fase para me aposentar, de guardar as faixas, quero constituir minha família, me dedicar a minha profissão, pois no futuro quero falar “um dia tua mãe foi miss” (risos)
- Quando você participou do Miss Amazonas Universo 2016 e 2018, tu era mega favorita uma pena não ter ganhado.
Miss Brasil Earth2020: Acredito que naquela época não estava preparada para receber tal título, tinha muito em aprender pois a experiência ajuda muito. Então com as experiências você aprende muito coisa que acaba levando para vida toda, e tudo isso contribui.
- Se você tiver uma filha, você pensa em incentivar ela a entrar no mundo miss?
Miss Brasil: Acredito que ela mesmo tem que saber o que ela quer, mas se for da vontade dela, vou ajuda-la muito. Pois hoje é o meu sonho e se um dia for o dela também, irei ficar realizada. Mas também se não for, irei apoia-la, em que ela quiser ser e saber que é amada e buscar a felicidade
- O que o Miss Terra tem que os outros concursos não tem?
Miss Brasil: Eu acredito que as causas ecológicas, cada concurso tem a seu diferencial e o Miss Terra tem essa parte voltada para a natureza.
- Logo que você foi eleita foi apontada como uma das favoritas da América do Sul. Favoritismo é positivo ou negativo em concursos?
Miss Brasil: É bom pra nos fortalecermos, quando tem aquele apoio do nosso país, das pessoas que nos acompanham e reconhecem o nosso trabalho e esforço, ajuda muito a crescermos se motivar e dar o seu melhor.
Mas nem sempre favoritismo leva a coroa, é bom o reconhecimento, mas tem muitas meninas que não tem uma boa estrutura e acabam deixando subir para a cabeça, acabam mudando e perdendo a humildade.
- Como você lida com as críticas na internet?
Miss Brasil: Logo no começo quando entrei no mundo miss, eu acabava ficando muito triste, opiniões são diferentes e devemos respeitar e saber respeita-las, então eu só aceito aquilo que me agrega valores, que irá contribuir para minha vida.
Então se vejo que é um comentário maldoso e é a opinião da pessoa, quem sou eu para mudar isso, então devo só respeitar as opiniões.
Claro que tem muitos “haters” na internet, e fazem isso de propósito, para derrubar a miss, mas quando vejo que são comentários de pessoas reais.
Apenas respeito pois todos tem a sua opinião e ninguém pensa da mesma forma, pois somos todos diferentes.
Causa social de Miss Brasil Earth 2020
- Existe alguma polêmica com a causa social que você defende, como lida com isso?
Miss Brasil Earth 2020: Então, recebi apenas uma crítica na questão que estava comendo peixe e alguém falou se todas as vidas importavam, porque eu estava me comendo peixe.
Mas não é algo que estou tirando da natureza, é algo que elas no oferece, é algo que não estou agredindo a natureza, é uma alimentação e Deus criou o peixe para nos alimentarmos.
Não sou vegana e nem vegetariana, mas todos os cuidados que eu possa ter para não maltratar um animal eu vou ter.
- Você conhece as outras candidatas, quem você considera forte para a coroa?
Miss Brasil: Acredito que todas estão bem preparadas, mas estou acompanhando e torcendo para a Miss Portugal, gosto muito dela. Todas são candidatas fortes, mas as que estou acompanhando e tenho gosto muito é Portugal, Estados Unidos, Filipinas e Venezuela. Cada uma com usa beleza e seu diferencial, todas são fortes e não podemos subestimar as nossas candidatas.